Controle animal: Tripoli reúne-se com Secretário de Governo para reivindicar promessas não cumpridas PDF Imprimir E-mail
Animais
O vereador Roberto Tripoli (PV) e sua assessoria reuniram-se com o Secretário de Governo, Antonio Carlos Malufe, para discutir as muitas promessas não cumpridas, relativas ao controle animal na cidade. Da reunião, realizada na sede da Prefeitura, dia 26 de maio de 2009, participou também a médica veterinária, Dra. Rita Maria Garcia, responsável pelo recém-criado Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos do Município de São Paulo.

Tripoli fez um panorama da situação dramática dos animais domésticos na cidade, sobretudo pelo grande número de abandonados, afirmando que medidas urgentes são necessárias. O vereador inclusive entregou ao Secretário de Governo, documentos antigos, relativos a reivindicações do vereador, feitas em nome da proteção animal, e ainda não cumpridas pelo Governo Municipal, tais como: a construção de salas de cirurgia para realização de castrações nas Suvis; ampliação do programa de controle reprodutivo de cães e gatos; retomada do programa de registro e identificação (com o uso, em massa, de microchips) e ampliação do programa educativo Para Viver de Bem com os Bichos. Malufe entregou os documentos à médica veterinária.

Por sua vez, Rita Garcia esclareceu que está sendo montado um pacote de metas, que será apresentado por ela à diretora de Covisa, Inês Romano, no dia 8 de junho. A médica veterinária acenou com a construção de cinco salas de cirurgia veterinária em Suvis, centros públicos de atendimento integral a cães e gatos, ampliação do número de ONGs e de clínica veterinárias, dentro do Programa de Castração, mas sem precisar exatamente tudo que será proposto.

O vereador Tripoli quer tomar conhecimento deste novo programa citado por Rita Garcia para saber no que ele inova, “pois estamos cansados de ouvir promessas da Secretaria da Saúde, a maioria não cumpridas. Não podemos mais encerrar reuniões com um rol de promessas que nunca se transformam em realizações. O movimento de proteção animal, que eu represento, não vai mais silenciar”, garantiu o ambientalista.

“Não queremos mais ouvir, ouvir, ouvir promessas e esperar, enquanto a situação dos animais na cidade de São Paulo é cada dia mais grave, com o abandono crescendo e o sofrimento também. Os animais não são mais recolhidos para morrer no CCZ, mas morrem de forma bem mais dolorosa e grave, atropelados, queimados, com tiros ou pauladas. Não vamos mais aceitar tal situação, até porque os retrocessos verificados em todo o processo estão provocando a perda do que já havíamos conquistado”.

Agora, Tripoli deve reunir-se com a Diretora de Covisa, Inês Romano, para tomar conhecimento do que realmente será realizado este ano e nos próximos. E desta vez o vereador quer levar o rol de propostas para o Prefeito Gilberto Kassab. “O prefeito - diz Tripoli - tem que tomar conhecimento dos projetos e propostas e concordar ou não. Porque com tudo que ele realmente concordar, vamos registrar, divulgar e, certamente, vamos cobrar a realização e vamos cobrar fortemente”.

Vale lembrar que Tripoli aprovou e preside atualmente na Câmara Municipal a Comissão de Estudos para Avaliação da Coexistência dos Animais Domésticos, Domesticados, Silvestres Nativos e Exóticos com a População Humana, os Reflexos na Saúde Pública e Meio Ambiente e a Legislação Pertinente na Cidade de São Paulo.

Veja alguns documentos antigos levados por Tripoli à Prefeitura:

18/maio/2008 - Mais um dossiê sobre o comércio ilegal de cães e gatos, também encaminhado por Tripoli às autoridades da Prefeitura, pedido providências

15/maio/2008 - Repressão ao comércio ilegal de cães e gatos: Tripoli alerta Secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo

08/maio/2008 - Dossiê comprova: Prefeitura fecha os olhos para o comércio ilegal de cães e gatos


Regina Macedo
jornalista ambiental
Gabinete do Vereador Roberto Tripoli (PV)
(11) 3396-4463
 
Envie cartões virtuais e expresse seu amor pelos animais

...........................................

...........................................

Memórias na Proteção

...........................................

Nós temos 31 visitantes online