Movimento Segunda Sem Carne chega ao Sistema Penitenciário PDF Imprimir E-mail
Animais
Seg, 25 de Setembro de 2017 18:54


Da esquerda para a direita, Monica Buava, Roberto Tripoli,

Lourival Gomes e Sandra Limande.

Atendendo proposta do Deputado Estadual Roberto Tripoli, PV-SP, o Secretário de Administração Penitenciária do Estado Lourival Gomes iniciou a implantação do “Dia Sem Carne” no cardápio semanal dos presídios paulistas. As 38 unidades prisionais da Região Central do Estado já aderiram e, segundo Gomes, cada gestor estipulou um dia da semana para o cumprimento do cardápio, nessa campanha inspirada no movimento mundial Segunda Sem Carne.

A conquista é mais uma parceria entre Tripoli e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e, dessa vez, contou também com o apoio da Humane Society International (HSI). O Secretário Lourival Gomes frisou que não se registrou qualquer intercorrência durante a implantação.

Vale lembrar que Tripoli apresentou a proposta à Secretaria de Administração Penitenciária em audiência realizada em 16 de maio de 2017. Na oportunidade, Monica Buava, gerente de campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), e Sandra Limande, gerente de políticas alimentares da Humane Society International (HSI) forneceram dados técnicos ao Secretário Gomes, inclusive relativos a penitenciárias americanas que já aderiram à campanha Segunda Sem Carne. O sistema prisional paulista tem uma população de 230 mil detentos e o projeto é atingir todas as unidades do estado.

UMA LUTA ANTIGA

O deputado Tripoli apoia a Campanha Segunda Sem Carne há anos e atua para sua disseminação. Quando vereador na Capital, levou a proposta para a Secretaria da Educação em 2009 e, desde 2011, é servido cardápio vegetariano na rede municipal de ensino. A Segunda Sem Carne beneficia quase 1 milhão de estudantes de São Paulo.

Ao ser eleito deputado estadual, conquistou a adesão de três unidades da Rede BOM PRATO, de restaurantes populares, e continua atuando para que a Segunda Sem Carne seja implantada em toda a rede, que totaliza 52 unidades.

O deputado ambientalista ainda conseguiu a adesão de centenas de escolas públicas estaduais ao programa, além de inúmeras escolas municipais em várias cidades do Interior do Estado, sempre com apoio e assessoria técnica da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira. Na rede estadual de ensino, escolas de 100 cidades já aderiram à Segunda Sem Carne, beneficiando 1,7 milhão de estudantes.

NOVOS TEMPOS

Segundo Tripoli, "a redução do consumo de carne é recomendada mundialmente por questões de saúde dos humanos, pelo equilíbrio ambiental e pelos animais. Não prego o radicalismo e, sim, a liberdade das pessoas conhecerem novos e nutritivos sabores, que não envolvam a eliminação de vidas”.

No mais, o ambientalista lembra que as mudanças climáticas vêm atingindo fortemente o Planeta Azul, e parte dos graves problemas a ciência já comprovou que advém dos desmatamentos e da produção de proteína animal. “Temos que rever nossos hábitos de consumo, inclusive na alimentação. A campanha Segunda Sem Carne é um bom começo”, sugere o deputado Roberto Tripoli.

(Regina Macedo - Assessoria de Comunicação / Gabinete do Deputado Estadual Roberto Tripoli, PV-SP)

 
Envie cartões virtuais e expresse seu amor pelos animais

...........................................

...........................................

Memórias na Proteção

...........................................

Nós temos 25 visitantes online